O LIVRO ESPÍRITA NA FEB
“O livro espírita é dos maiores veículos de divulgação da Doutrina codificada por Allan Kardec, levando a mensagem para as mais longínquas partes do mundo.”1
A centenária e respeitável instituição Federação Espírita Brasileira (FEB), desde seus primórdios, no final do século XIX, quando foi fundada, já se ocupava com importantes serviços para promover a divulgação do Espiritismo.
O cuidado em preservar a documentação arquivística, a fundação da primeira livraria, a organização da biblioteca e a publicação das obras sob os seus auspícios constituíram impactantes iniciativas da Casa de Ismael até meados do século XX, quando se instalou o parque gráfico da Federação e inaugurou-se, na gestão de Wantuil de Freitas, o que ficou internamente conhecido como “a cidade do livro”.
O livro foi o principal veículo de difusão doutrinária. E, não obstante o desenvolvimento científico e tecnológico, com a invenção de poderosas mídias eletrônicas e digitais, guardou em seu conceito a admirável capacidade adaptativa de acompanhar a evolução dos tempos e permanecer atual e imprescindível ao registro, resgate e estudo de informações, assim como à aquisição e prospecção de conhecimentos transformadores de costumes e culturas sociais e espirituais.
Atribuída a Mário Quintana, a feliz expressão: “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas” apresenta, com inteligência, a extraordinária missão desse companheiro de todas as horas, nos mais diversificados formatos, sempre com o propósito de ilustrar, esclarecer e consolar, intermediando os saberes acumulados no processo de evolução antropossociopsicológica e espiritual do ser humano nas variadas fases por que atravessou a Humanidade.
O livro é o médium da informação, do conhecimento e da sabedoria. E o livro espírita possui a importante missão de espargir luzes de esclarecimento e consolação a todas as mentes sedentas de explicações e àquelas em busca de entendimentos, bem como aos corações aflitos que anseiam apaziguar sofrimentos e encontrar alívio aos seus pesares.
Ciência, filosofia, religião, história, arte e educação são algumas das facetas exploradas por esse veículo disseminador da luz em páginas encardidas pelo tempo na vestimenta de obras raras e valiosas, como as que podem ser pesquisadas na Biblioteca de Obras Raras da FEB, fisicamente em Brasília, ou pelo portal
Entretanto, o livro também se reveste de nova roupagem, no conteúdo ou na forma de apresentação, encantando crianças, despertando o interesse de jovens, educando adultos e estimulando a esperança no segmento cada vez mais numeroso da população mundial de pessoas na terceira idade.
A FEB Editora, mantendo “o tradicional ainda mais bonito”, preserva o conteúdo espírita de excelência, com rigorosa base nas obras organizadas por Allan Kardec, e inova com o atual conceito editorial de reunir em um mesmo produto a profundidade e a acessibilidade, a seriedade e a leveza em projetos gráficos arrojados que refletem beleza, harmonia e utilidade.
Reedições com novas diagramações e oportunos lançamentos somam-se, em trabalho de equipe, para constituir o precioso catálogo da maior editora espírita do Brasil e do planeta, com a profícua produção do “livro espírita para um novo mundo”. Reconhecemos, com a humildade que ainda precisamos conquistar, que nossa atuação em prol da difusão doutrinária é diminuta se comparada com as oportunidades de trabalho e aprendizado que constantemente recebemos da bondade divina.
O Espiritismo merece esse empenho da FEB Editora e você, amigo leitor, também é digno de nossa atenção e carinho na oferta do melhor livro espírita que pudermos publicar.
1CAMPETTI SOBRINHO,Geraldo (Coord.). O espiritismo de a a z. 4.ed.2. reimp.Rio de Janeiro, FEB: 2012.Verbete livro espírita, p. 514.
http://www.sistemas.febnet.org.br/reformadoronline/
0 comentários:
Postar um comentário