Pesquisar Assuntos Neste Blog

24 de mai. de 2013

OLHO POR OLHO , DENTE POR DENTE



“Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser demandar-te em juízo, e tirar-te o vestido, larga-lhe também a capa; e se alguém te obrigar a ir carregando mil passos, vai com ele ainda mais outros dois mil. Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que te pede emprestado.” (Mateus, 5:38-42.)


O provérbio Olho por olho, dente por dente é tão antigo quanto a Humanidade; adotado por Moisés, expressa a lei de Talião que consiste na punição equivalente à gravidade da ofensa ou do crime.
A vingança, inspirada no olho por olho, dente por dente é “o mais infalível instrumento de perdição”. 1 Está enraizada em todas as camadas sociais, entre crianças, jovens, adultos. Contamina lares, escolas, estados, instituições. Gera guerras, terrorismo, perseguições, bullying, e diversos outros crimes. O ser humano não quer levar desaforo para casa. É lamentável! Nem todos serão apanhados pelas leis humanas; mas, ninguém se livrará da justiça divina.
No entanto, olho por olho, dente por dente foi sempre mal interpretado pela Humanidade. Não é uma lei para ser aplicada pelos homens. Trata-se de lei divina conhecida como lei de causa e efeito que tem por objetivo a educação moral do Espírito ao longo das reencarnações. Ela monitora as ações boas ou más cometidas pelo homem no presente, para o acerto de contas no futuro. Portanto, é instrumento de justiça e de educação e não uma imposição aleatória. Quando o sofrimento se instala, certamente é chegado o momento do acerto de contas para reabilitação do Espírito.
 Os sofrimentos humanos apresentam-se sob dois aspectos: provação expiação. Segundo o Espírito Emmanuel, Aprovação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. Aexpiação é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime.2 (Grifo nosso.)
Vingança gera violência num ciclo interminável de ódio, destruição e morte. Somente as leis divinas têm meios para extirpar as raízes do ódio e da vingança. Eis por que Kardec afirma que “a dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos”.3
Somente a reencarnação e a lei de causa e efeito podem explicar a origem das aflições que atormentam o homem.
A história da Humanidade está manchada de crueldades e vinganças: guerras, inquisição, escravidão, terrorismo...
O Espírito, sendo cidadão do mundo, pode renascer em qualquer lugar do Planeta, mas sempre carregará consigo as tendências que compõem a própria história. Portanto, não fugirá de suas vítimas e muito menos dos instintos vingativos. Só a educação moral evangélica sincera tem poder de apagar as tendências inferiores, liberando, assim, a sua trajetória ascendente.
“A gênese de todas as religiões da Humanidade tem sua origem no [...] coração augusto e misericordioso” 4 de Jesus.As lições do seu Evangelho são conhecidas por todos os recantos do planeta. Com nomes diferentes, mas com os mesmos ensinamentos. Todos os povos foram visitados pelos mensageiros de Jesus.
Muitos deles cumpriram tão bem a sua missão que foram confundidos com o próprio Cristo.
Nos livros sagrados dos diferentes povos estão gravadas as suas lições de amor e de perdão. (Ver A Caminho da Luz, cap. IX.)
Ninguém pode alegar ignorância.
No entanto, em estado de extrema emoção, o homem se desliga dos planos superiores e se entrega às emoções asselvajadas que ainda vicejam no Espírito milenar.
Espíritos diversos, de nacionalidades diferentes, geralmente se reúnem em resgates coletivos por possuírem débitos semelhantes. Todavia, como a lei de causa e efeito explica tantos massacres coletivos oriundos da violência humana? Na realidade ninguém reencarna com o objetivo de ferir ou matar quem quer que seja. E quando isso acontece, é porque o individuo, contrariando as leis da Vida, se disponibiliza como instrumento da própria Lei.
As vítimas não poderiam quitar seus débitos de outra forma? Sim! Poderiam, sem que houvesse a necessidade de mãos humanas. Não se tem visto através da mídia a quantidade enorme de resgates coletivos e individuais sem que o homem tenha tomado parte? Enchentes, terremotos, tsunamis, acidentes, furacões e outros tantos fenômenos? A própria Natureza, acionada pela lei de causa e efeito, se encarrega de cobrar ao devedor o retorno ao caminho do bem. Na mesma pauta, sensibiliza as criaturas à pratica do amor e da caridade. Ao mesmo tempo em que promove a evolução coletiva e a transformação do Globo. Por isso, afirma Jesus: “O escândalo é necessário, mas ai de quem o provoca”. (Mateus, 18:7.)
Num artigo em que explica a diferença entre provas e expiações, Kardec conclui: “Numa palavra: a expiação cobre o passado; a prova abre o futuro”.5 Portanto, a lei de causa e efeito, em ação, não pode ser vista como um período de sofrimento e dor e sim período de redenção oportunidade de reerguimento.
Os responsáveis por qualquer tipo de violência contra a vida atraem para si vinganças e cobranças que se estenderão por séculos afora. Assim, encarnados e desencarnados desencadeiam terríveis obsessões, enceguecidos pelo desejo de fazer justiça com as próprias mãos.
Habituados ao olho por olho e dente por dente, qual seria a reação dos Espíritos que se sentem arrancados da convivência familiar, injustamente assassinados? Como agem fora do corpo?
Certamente, muitos deles, encarnados uns desencarnados outros, prosseguem com a alma torturada pelo instinto de vingança. Sem dúvida esse sentimento alimenta a onda crescente de violência que assola o mundo.
É possível viver em paz numa Terra harmoniosa e feliz?
Sim, é possível, para tanto é preciso deixar de ouvir o olho por olho, dente por dente, e se dedicar a ouvir Jesus: “Ouviste o que foi dito: [...] Eu, porém, vos digo, não resistais ao mal; mas, se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra”. (Mateus, 5:38-39.)
É importante refletir muito bem antes de tomar qualquer decisão vingativa, por menor que seja, para que não sobrevenha mais tarde o arrependimento.Ninguém tem o direito de fazer justiça com as próprias mãos. As leis divinas são iguais para todos; justas e precisas, ninguém conseguirá fraudá-las.
Somente o perdão tem poder para interromper a trajetória do mal. O perdão, consagrado no alto da Cruz, florescerá no coração daqueles que seguem Jesus. Não foi em vão que Ele doou a própria vida em benefício da Humanidade.

A. MERCI SPADA BORGES


1KARDEC, Allan. A vingança. InRevista espírita: jornal de estudos psicológicos, ano 5, p. 349, ago. 1862. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 13. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2009.
2XAVIER, Francisco C. O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 28. ed. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Q. 246.
3KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. 4. ed. esp. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 9, it. 7.
4XAVIER, Francisco C. A caminho da luz. Pelo Espírito Emmanuel. 37. ed. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 9, it. A gênese das crenças religiosas, p. 99.
5KARDEC, Allan. Questões e problemas. InRevista espírita: jornal de estudos psicológicos, ano 6, p. 367, set. 1863. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 3. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)