Pesquisar Assuntos Neste Blog

18 de mai de 2013

Divaldo comenta o Movimento Você e a Paz



Divaldo Pereira Franco comenta, em entrevista, a origem e a evolução do Movimento Você e a Paz e destaca que a proposta tem como objetivo estimular a melhoria moral do homem


Reformador: Como surgiu o Movimento Você e a Paz?


Divaldo: Quando eu completei 70 anos, fazendo uma revisão da atual existência, verifiquei quão pouco havia realizado e pensei nas lições preciosas que o Senhor me concedera até aquele momento. Recordei-me das inúmeras visitas realizadas a casas de detenção, presídios,penitenciárias, no Brasil e no Exterior.
Conversando com reeducandos,constatava que se tornavam bem piores do que quando ali chegaram, em razão das circunstâncias e condições em que viviam.Eu sabia que a grande maioria era o resultado dantesco da ausência de lares, de escolas, de amor, maltratados na infância e atirados ao abismo da miséria moral, além daquela de natureza econômica. Então,ouvi a benfeitora Joanna de Ângelis sugerir-me criar um movimento em favor da paz. Um movimento, porém, que proporcionasse paz interior a cada indivíduo, a fim de que um dia a paz se expressasse no mundo. 
O Movimento iniciou-se em 19 de dezembro de 1998, mas somente foi institucionalizado no ano 2000, com a promulgação da Lei do Município de Salvador de n. 5.819/2000, que instituiu a data no calendário das manifestações cívicas do Município, como dia do Movimento Você e a Paz.

Reformador: Há quantos anos você o promove e em quais cidades?

Divaldo: Inicialmente, visitamos educandários, realizando palestras nas quadras de esportes. Notei,porém, que as pessoas mais atormentadas e mais violentas não compareciam. Resolvi, então, solicitar permissão à Prefeitura para armar palanques nas praças públicas dos bairros mais agitados,anunciando à população a razão do evento, pronunciando conferências e convocando as pessoas a participarem, no dia 19 de dezembro, na Praça da Independência,do evento maior.No começo, era somente em Salvador e seu entorno.
Logo depois,passamos a visitar uma cidade do Interior do Estado (ou de outro Estado)uma vez por mês e, durante o mês de dezembro, os bairros violentos da nossa cidade. Já realizamos o Movimento nas cidades de outros países: Baltimore e Boston (U.S.A.);Coimbra e Lagos (Portugal); Londres (Inglaterra); Paris (França); Viena (Áustria) e Zurique (Suíça).No Brasil: Araguari (MG), Balneário de Camboriú e Concórdia (SC), Duque de Caxias, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda (RJ), Cruz Alta e Santa Cruz do Sul (RS), Cuiabá (MT), Cascavel e Maringá (PA). No Estado da Bahia: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Bom Jesus da Lapa, Cachoeira, Camaçari,Candeias, Catu, Cruz das Almas,Esplanada, Ilha de Itaparica (Mar Grande), Lauro de Freitas, Madre de Deus,Nazaré, Pojuca, Salvador,Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos,São Sebastião do Passé, Simões Dias e Valente. No momento, acabamos de lançar o nosso Movimento Você e a Paz na ONU, em Nova Iorque, no dia 5 de abril e, em seguida, em Miami, no dia 7 do mesmo mês.

Reformador: No que consiste o programa deste Movimento?

Divaldo: Tudo é muito simples e prático. Às 19h, aproximadamente,chegamos à praça, onde se encontra instalado o palanque preparado com serviço de som e eletricidade,já tendo sido feita a divulgação, graças à cooperação dos espíritas do bairro (ou da cidade). São apresentados alguns números de arte: canto ou música. Convidamos as autoridades locais a que nos honrem com a presença no palco, o nosso mestre de cerimônias elucida sobre o tema, passa a palavra a algum convidado, e eu profiro uma palestra, evitando vinculação religiosa ou política, a fim de que o assunto seja específico sobre a paz, naturalmente utilizando a sublime figura de Jesus,como o Príncipe da Paz.
Ao término, todos cantamos a música de Nando Cordel, Paz pela paz. Ele sempre tem participado conosco nos encontros de 19 de dezembro.No referido ano de 2000, criamos o troféu Você e a Paz, que é oferecido em homenagem à instituição social que promove, a empresa que viabiliza e a personalidade que se doa. Entre os muitos homenageados, destacamos a dra. Zilda Arns, que o recebeu de nossas mãos, em praça pública, dona Canô Veloso (a genitora de Caetano e Maria Betânia), ambas desencarnadas, algumas emissoras de televisão e diversas notáveis instituições que trabalham pela paz. A Federação Espírita do Estado da Bahia coopera conosco através dos vários setores espalhados na cidade e no Interior.

Reformador: Você convida representantes das comunidades civil e religiosa?

Divaldo: Sim. Convidamos, com antecipação, as lideranças civis e religiosas, as classes operárias e laboriosas, os clubes sociais, e quando se fazem presentes, são levados ao palco, incluindo os presidentes dos centros espíritas, que trabalharam no bairro ou na cidade pela divulgação.

Reformador: Tem alguma conotação espírita evidente?

Divaldo: Não tem conotação espírita nem política, evitando fragmentações.

Reformador: Qual fato pitoresco ou histórico gostaria de ressaltar?

Divaldo: O mais extraordinário que tem ocorrido é o apelo das populações visitadas pedindo-nos para voltar ao bairro, porque elas somente convivem com a polícia e os traficantes. Temos recebido apoio de pessoas violentas e traficantes que se modificaram após participarem dos nossos eventos. Em alguns bairros considerados muito perigosos, fomos recebidos com imenso carinho, sem nunca haver ocorrido qualquer incidente lamentável. 

Reformador: Em síntese, qual sua proposta para uma Humanidade mais pacífica?

Divaldo: A nossa proposta para uma Humanidade mais pacífica centraliza-se na transformação moral do indivíduo para melhor, utilizando-nos do conceito de Allan Kardec a respeito do verdadeiro espírita,aquele que opera a modificação interior, sendo sempre mais nobre e lutando sem cessar pela superação das más inclinações.



http://www.sistemas.febnet.org.br/reformadoronline/

0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Doutrina Espírita para Principiantes

Loading...
Loading...

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (57) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (63) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (7)

Visitas Recentes