Pesquisar Assuntos Neste Blog

30 de jun. de 2013

Viciações Sexuais - Parte II






É preciso sentir, porque, no fundo a raiz de todos os vícios - está no sentimento de egoísmo. Poucos em nossa sociedade são criticados pelo fato de fumar, beber, jogar, ou ter suas aventuras sexuais ilícitas.


Nossa sociedade é por demais permissiva e tudo isso é tido como “costumes da época”. Quanto mais profano é o homem, mais alheio ele é aos perigos e às consequências que esses hábitos nos acarretam e condicionados como somos pela mídia, nos questionamos: como poderemos reagir a tantos vícios e a tanta promiscuidade nos convidando ao desrespeito a esse departamento divino que é o sexo? Qual o caminho para nos orientarmos?

Primeiro analisemos o seguinte: a problemática não é do sexo em si mesmo, ou como departamento orgânico, e sim da mente. A mente que veio viciada do além tem sede, e não se incomoda em que vasilhame irá sorver a agua, quer dessedentar-se. Faz-se necessária a transformação de tendências. Mas o apóstolo Paulo já teve oportunidade de abordar a questão quando diz: “se o indivíduo não puder suportar, abrase-se”. Se a situação levar a pessoa a um transtorno de natureza patológica, ela deve procurar a os recursos terapêuticos médicos; procurando satisfazer os seus apetites dentro de um nível de honorabilidade.

Que seria um nível de honorabilidade? Respeito por si mesmo. Não se permitindo descer as situações promíscuas; respeito pelo parceiro, não se permitindo uma dependência na libido; respeito ao grupo social não pretendendo impor a sua orientação sexual como sendo a que todos devem seguir, porque invariavelmente quando nós temos determinados tipos de comportamento, e o consideramos normais, desejamos consciente ou inconscientemente que o mundo mude, para estar do nosso lado, quando os outros têm também os seus comportamentos e as suas orientações sexuais.

Diríamos aqueles que se encontram em transição entre os desequilíbrios e as viciações para a conquista da paz, que preencham as suas horas mentais com ações edificantes e terão grande contributo para cada dia superar a tendência perturbadora, até o momento em que as suas resistências lhe permitam o equilíbrio. No dia quando encontrar o amor, ele o dirá a melhor maneira de comportar-se. O amor e não a paixão; o amor e não o desejo; porque o desejo tem a rapidez do combustível que vai queimado nas labaredas da ansiedade. Já o sentimento é o estado de plenificação que dura quando passa o apetite.

Então existem ainda, muitos de nós nessa situação, porém é uma questão de habito mental. Naturalmente, se criarmos hábitos saudáveis na mente e evitarmos os clichês perniciosos que agora tanto procuram perturbar a sociedade, que é uma sociedade sexual e não uma sociedade emocional, facilmente irá transubstanciando os apetites e irá sublimando as tendências; e se ele é portador de mediunidade ainda mais, transformará as suas energias sexuais em potências energéticas para o desempenho da mediunidade, ou da arte, ou da música, da filosofia, enfim, poderemos canalizar as energias, o que não podemos é bloqueá-las, implodia-las e sim canaliza-las. O organismo é um laboratório comandado pela mente, se a mente canaliza energia, vem o desgaste e quando por acaso elas ainda se apresentam com alta potência, nos sonos e nos sonhos essas energias serão eliminadas nos denominados sonhos “freudianos”.


Não obstante, nossos amigos espirituais já nos orientam que, para superarmos os vícios e defeitos mais enraizados em nosso espírito, precisamos, sobretudo, fortalecer nossa vontade através do nosso querer. Mas não nos esqueçamos de que para vencermos nossos vícios e nossas más tendências, necessitamos da mesma ferramenta, que é a “vontade”; por isso, Allan Kardec disse que: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que empreende em domar suas más inclinações”. 

Então, a questão está toda dentro das forças morais do indivíduo que deve naturalmente evitar reincidir nos gravames dos quais procede, não piorando a sua situação.


Retucci Jerônimo

Créditos:
MIRANDA, MANOEL PHILOMENO DE (Espírito), Sexo e Obsessão; psicografado por Divaldo Pereira Franco. – Salvador, BA: Livr. Espírita Alvorada, 2002.

KARDEC, ALLAN, O Evangelho Segundo o Espiritismo – Paris-França, 1864.




0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)