Pesquisar Assuntos Neste Blog

23 de jun de 2013

Melhor Defensiva




O tédio, com seus lamentáveis desdobramentos que podem alcançar inclusive enfermidades, e as viciações de todo tipo que infelicitam a sociedade atual, também com doenças e violência que se generalizam, encontram solução fácil numa das grandes virtudes da vida humana: o trabalho.

 Remunerado ou não, o trabalho dignifica a vida. Todos precisamos dele até por questão de alta estima e reconhecimento.  Mas muito mais que reconhecimento e alta estima está o valor do trabalho, que destacam a capacidade humana em produzir com criatividade.

 Ele é a melhor defesa contra as viciações e contra o tédio, pois que anula a ociosidade e seus prejuízos. Mesmo que a situação econômica favorável nos dispense o trabalho remunerado, apliquemo-nos em qualquer atividade útil para nos sentirmos melhor. O trabalho é lei da vida, tudo se move pelo trabalho, pelas energias criativas que todos possuem, melhorando a vida e promovendo o progresso.

 A inércia, a falta de interesse, a omissão e a indiferença aos nobres propósitos da vida criam viciações graves na mente e no corpo, infelicitando e trazendo doenças.
 Alguém talvez perguntasse como se livrar das algemas do abatimento, do medo, da timidez, da falta da oportunidade e mesmo da tristeza ou da falta de motivação para essa ou aquela iniciativa. Não temos dúvida qualquer em nos lembrarmos do trabalho. Qualquer trabalho que melhore o ambiente, a vida, os relacionamentos. E repetimos: não necessariamente remunerado. A questão de remuneração é outra questão, também importante, mas não alvo principal na presente abordagem.

 O destaque aqui é mesmo o convite em oferecer novo chão à mente pelo estudo que eleve; é também a dedicação ao serviço incessante no bem geral. A nova postura mental, a mudança de foco e a dedicação ao trabalho de autoaprimoramento ou em favor de alguém ou de uma causa humanitária, cultural, esportiva, religiosa, familiar ou social, é a fórmula ideal para libertar-se de todas as algemas. Sim, pois que na aquisição de valores morais ou intelectuais e no auxílio espontâneo, facilitador, à vida que nos cerca, refletiremos os nobres propósito s da própria vida, saindo da cegueira e avançando para a harmonia interior.

 O trabalho é lei da vida, repetimos. Podemos dizer que ele é uma necessidade permanente porque é instrumento didático de aperfeiçoamento do ser pensante que vive num planeta repleto de desafios e ao mesmo tempo se constitui em abençoada morada para a convivência que cria os laços de afeto e amizade.

 É por resultado do trabalho que desfrutamos hoje de todas as facilidades da tecnologia ou do conforto que modifica diariamente todos os padrões do mundo. Desejamos o progresso, a paz, a felicidade, não é mesmo? Pois eles são resultado do trabalho.

 Olhemos à nossa volta: o que é o bem que podemos produzir? Como podemos enxergá-lo e colocá-lo em ação à nossa volta?
 São respostas que só serão encontradas individualmente nesse esforço pessoal de progredir, vencer as acomodações e superar os próprios limites.
 Avante, pois! A vida conspira a nosso favor.

 Para superar tristezas, o tédio e vencermos as viciações, trabalho, muito trabalho!

 O trabalho não só melhora a vida, dignifica o homem, como quebra todas as algemas que ainda nos prendem ao comodismo, à tristeza, à falsa noção de que somos incapazes. Afinal, a criatividade humana é inesgotável. 

Orson Peter Carrara


0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Doutrina Espírita para Principiantes

Loading...
Loading...

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (57) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (63) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (7)

Visitas Recentes