Pesquisar Assuntos Neste Blog

13 de set. de 2011

Vaidade e orgulho







Dizem os astrólogos que a passagem da era de peixes (que é a era do sentimento, do amor) para a era de aquário (que é a era do intelecto, da razão, do conhecimento) está presente em nós. Percebo a humanidade racional demais ou sentimentalista demais. Sempre aprendi que o equilíbrio é a força motora de nossa evolução, ou seja, é necessário tentar tomar atitudes coerentes com o que pensamos e sentimos. Se houver em nós sintonia, nossas ações certamente serão harmoniosas. Mas as pessoas andam em desequilíbrio, sempre exagerando suas emoções. Acredito que falta a consciência de si mesmos.



Tomar consciência de seus atos é buscar conhecer sua essência real e sair da ilusão. É desvendar os segredos que sua alma carrega em si e que são únicos e diferentes dos de qualquer outro ser. É perder o medo de descobrir potenciais latentes, de criar habilidades para o novo e de se fazer presente. Estar consciente é reconhecermos manifestações em nosso comportamento, é nos conhecermos de verdade. Não estar lúcido é estar sem luz, é um estado em que a ilusão domina. Nascemos com o livre-arbítrio para escolhermos caminhos e, assim como podemos escolher caminhos, podemos também escolher o que pensar para gerarmos um sentimento de paz dentro de nós.  A opção nos é dada: ou entramos de cabeça no sentimentalismo ou tentamos ordenar nossas emoções para que elas sejam transformadas em sentimento. Temos a liberdade de interpretar o que nos acontece da maneira que quisermos: uns usam o discernimento, outros usam o sentimentalismo. Estes são dominados pela ilusão.


E por que a ilusão nos domina? Porque trabalhamos com a nossa imaginação, com o que "supomos" e não com o que "sentimos". Podemos pensar o que quisermos, criar, elaborar... mas sentir é o entendimento da real presença da nossa essência, do Divino em nós. Vivemos da interpretação de nossas ideias e às vezes nossa percepção capta de maneira destorcida a realidade. Acreditamos e nos desiludimos, e quando isso acontece o pensar se sobrepõe ao sentir. Carregamos uma sensação de frustração, de inexistência e de vazio interior. Nesse momento perdemos o contato com o nosso EU real. Perdemos não só a motivação, a ligação com o nosso centro, mas o mais importante: a posse de nós mesmos. E, assim, vivemos em função dos outros, apenas, e nos esquecemos de que temos potenciais divinos para contribuir com a existência da humanidade.


Em nome da vaidade e do orgulho perdemos, além da alegria e naturalidade que nos levam ao aprendizado, o "sentir", a amorosidade, o encantamento com as formas simples, o contato com a natureza em nós, com o nosso coração. No coração está o sentido da vida, é nele que reside o plano Divino para nossa existência. E só com pureza de sentimento teremos acesso a ele. Essa pureza se caracteriza por entrarmos num espaço interior chamado humildade, que é onde praticamos a Presença Divina em nós.


É pela modéstia que entramos em nosso interior nos reconhecendo como realmente somos e nos aceitando com nossas capacidades e riquezas. Assim nos libertamos do medo de apenas sermos e atuarmos no presente. É nesse espaço interno que podemos dominar as emoções sem nos deixar dominar por elas. É aí que reside um estímulo à consciência, um poder criativo e lúcido, para que estejamos coerentes com a nossa própria verdade e com a evolução presente. Afinal, para que serve a nossa essência se ela não se faz presente? Se temos uma, se somos dotados de uma consciência, se realmente somos indivíduos únicos, então por que não a expressamos? Você consegue entender a razão de se ter uma essência, uma consciência, se ela não pode expressar um aspecto do espírito único?


Um desses aspectos é a intuição, mas só a captamos se formos humildes na nossa essência. A intuição só se torna clara quando a nossa ligação com a verdadeira voz interior é real. A humildade de escutarmos e acreditarmos no que sentimos no nosso mais profundo ser nos faz reconhecer a verdade de nós mesmos, fazendo-nos seres melhores, pois a própria vida espera a nossa própria atuação, a expressão única de cada um. Enriquecemos o Universo com a nossa participação e a manifestação da nossa essência divina, tornando-nos o próprio Poder Criador.


Dominando nossas emoções, firmando nossas atitudes e deixando coração e mente trabalharem em sintonia, a vida se torna uma experiência rica, em que cada um realiza seu papel aprendendo e buscando significados próprios, sem medos. Portanto, conheça, experiencie, aprenda e ame a vida, porque você faz parte dela e com certeza fará diferença!


Por Liliane Moura Martins




Leia o Original

0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)