Pesquisar Assuntos Neste Blog

16 de jan de 2013

PESADELOS, VIDAS PASSADAS E ESPIRITISMO




Leitora nos escreve relatando : "Tenho um problema que me aflige, constantemente. O meu problema, são vários pesadelos que tenho sempre. Muitas vezes acordo gritando; outras vezes chorando, e faço força pra acordar, porque tenho consciência que estou sonhando. Fazendo isso me livro do que vai acontecer. Será que são coisas que eu fiz na outra encarnação e agora estou sendo perseguida? Não me considero uma pessoa má. Procuro sempre ajudar as pessoas no que posso. Gostaria de uma opinião". C.S.

Os questionamentos sobre sono e os sonhos são uma constante em nossa página, embora o aspecto espiritual dos pesadelos ainda não tenha sido abordado. Como já dissemos (Sonhos: Sensações do fundo da alma), o corpo espiritual deixa o corpo físico durante o sono. Enquanto um descansa, outro serve-se da momentânea "liberdade" para interagir, aprender ou simplesmente vivenciar novas experiências. Sonhando, somos suscetíveis a impressões provenientes do espírito porque não estamos absorvidos por nosso consciente. Isto quer dizer que a maior parte de nosso controle está repousando, assim como nossa racionalidade. Portanto, é mais fácil captar impressões. No corpo espiritual, somos muito mais capazes de ver as pessoas queridas e nossos mentores e, eventualmente, prever eventos ou rever vidas passadas.

É também quando os espíritos de nossos familiares comunicam-se conosco. Por estarmos mais próximos dos níveis espirituais, quando sonhamos, torna-se, na verdade, mais fácil nos comunicar-mos com os que já se foram. Contudo, muitos não lembram as visitas que receberam, ou lembram-se apenas de relances. Normalmente, nossos sonhos não fazem qualquer sentido. Recordar os sonhos requer prática e disciplina.

Você me relata a ocorrência de pesadelos constantes, nos quais se destaca a aflição e o medo. Embora questione sob o ponto de vista espiritual, é bom ressaltar que existem aspectos físicos e psicológicos na ocorrência de sonhos ruins e repetitivos. Quanto ao caráter físico, geralmente está relacionado à alguma disfunção digestiva, que pode ser investigada se você observar relação entre seus pesadelos e a alimentação noturna. No aspecto psicológico,
há relatos de pessoas que livraram-se de tais ocorrências fixando um pensamento em soluções previsíveis para os dramas enfrentados. Assim, uma jovem que sonhava freqüentemente que caía num abismo, resolveu seu drama quando determinou mentalmente pedir ajuda a seu marido, que a salvava. E um jovem, que enfrentava animais lhe devorando, resolveu seu drama imaginando, quando acordado, situações em que se livrava dos bichos. Como vê, para alguns a solução está em resolver distúrbios do sono, para outros na prática de inteligência emocional.

Mas, e quanto ao quadro espiritual ? Não se duvida da influência dos espíritos sobre nosso sono e assim desde época remota. A palavra 'nightmare', que em língua inglesa significa pesadelo dizia respeito, há quatrocentos anos, exatamente a um "demônio" (os incubus) que vinha e sufocava as pessoas enquanto dormiam. Através do Espiritismo, sabemos da inexistência de demônios ou diabos, mas sim da presença de espíritos, bons e maus, assim como vemos, entre nós, todos os dias, pessoas de boa ou má indole.

Sabemos, sim, que os pesadelos podem significar recordação de vidas passadas, esquecidas em nosso inconsciente ou a ação espiritual do encontro com outros espíritos. Geralmente, causam uma emoção perturbadora e forte aflição. Não há como diagnosticá-los objetivamente. Quando se relacionam a vidas passadas, comum é o desencavar de sentimentos ou sensações de experiências vividas, dramáticas ou violentas, que nos causam medo. Se você recordar os pesadelos, verá que são situações que se repetem e que demonstram um temor íntimo que voltem a ocorrer na vida presente.

O terapeuta
Osvaldo Shimoda relata um quadro clínico resolvido por Terapia de Vidas Passadas (TVP). Uma jovem tinha pesadelos desde a infância, quando acordava chorando, sem lembrar-se da experiência que vivera em sonho. Queria entender também o porquê de sua mãe não confiar nela, querendo sempre controlar sua vida. Ocasionalmente era tomada também por uma tristeza profunda sem saber o porquê e uma impaciência e ansiedade constantes. Ao submeter-se à regressão contou passagem de vida anterior onde estava presa pelas pernas. Dizia : “Estou deitada no chão em um cômodo, as minhas pernas estão amarradas com cordas, presas a um barril. Foi a minha mãe que me prendeu. É a minha mãe da vida atual. É o mesmo olhar profundo (os pacientes costumam identificar as pessoas que estiveram com eles em suas vidas passadas através do olhar). Ela não quer que eu fique com o homem que amo. Ela tem medo de me perder, quer me ver sempre por perto. Me amarrou para que eu não me encontrasse com ele”. Naquela época, a jovem faleceu antes de completar 20 anos e seu mentor espiritual observou que mãe, filha e o rapaz por quem se apaixonara teriam nova experiência juntos, numa encarnação futura. “Nós precisamos completar uma missão juntos", disse a jovem, ainda em transe.

Ao fim de quatro sessões de regressão, a paciente disse que não tinha mais pesadelos. Aquela tristeza profunda que vinha do nada tinha passado também e estava bem mais calma. Não pensava mais em querer fazer tudo ao mesmo tempo para não ‘perder seu tempo’, pois entendera o porquê dessa ansiedade de querer viver. Eis aí um exemplo do que alguns chamam de "resgate"; um acerto de contas a que todos nos submetemos. Embora tenha particularmente restrições à TVP quando buscada como mera curiosidade, reconheço que é um instrumento eficaz quando trata de dramas encravados no insconciente de uma vida anterior.

Não posso, infelizmente, determinar as causas de seus pesadelos. Podem ser um temor relacionado a uma experiência traumática de outra encarnação, como, também, a influência espiritual de seres que se ocupam de atormentar o sono de inocentes ou de pessoas que julgam culpadas ou ofensoras. Durante o sono, quando não suficientemente seguros ou esclarecidos, entramos em contato com seres que buscam o mal. Por isto, antes de dormir é conveniente que peçamos a Deus sua proteção para que possamos ter sonhos instrutivos e saudáveis.

Passe a cultivar o hábito de orar antes de deitar-se, dirigindo-se a Deus e aos seus espíritos protetores, pedindo força, discernimento e proteção durante a noite. E, na ocorrência de pesadelos, ao invés de buscar acordar para livrar-se do problema, busque (ainda que seja difícil) dirigir uma prece a Deus e aos mesmos espíritos bons, pedindo auxílio. Afinal, se há obsessores encarnados e desencarnados, não é menos verdade, como diz André Luiz no livro "Nos Domínios da Mediunidade", que há protetores que nos ajudam e elevam e que igualmente participam de nossas experiências de cada dia. "É imprescindível compreender que, em toda a parte, acima de tudo, vivemos em espírito", observa. Precisamos, então, dominar esta realidade e viver positivamente no bem para que contornemos nossas imperfeições, nossos medos e enfrentemos nossas dívidas. Pense que precisamos e temos toda a proteção necessária, mas que necessitamos fazer nossa parte para que os bons espíritos possam nos ajudar de maneira eficaz.

2 comentários:

Luyza Gomes disse...

Eu sei que ninguem pode determinar as causas dos sonhos, como voce mesmo disse.. mas eu acho que voce tem certa experiencia no assunto e talvez podesse me ajudar. a situação é o seguinte: Ha muito tempo, acho que desde de sempre, eu tenho sonho esse sonho/pessadelo ou pelo menos outros muito semelhantes, no sonho eu estou em um lugar muito parecido a uma igreja, creio que seja um convento ou algum tipo de colegio interno de decadas atras, pois é um lugar grande, antigo e com muitas escadas e aparentemente todos usam uniformes tambem antigos. no sonho eu sempre estou correndo, fungindo e me escondendo de alguem, ou tentando nao ser vista por alguma pessoa na qual eu tenho medo, sempre eu saio descendo as muitas e sombrias escadas e procurando ser o mais rapida possivel. É tudo muito real, eu sempre acordo aflita, com uma enorme sensacao de medo, com meus batimentos acelerados. é muito ruim. eu ja falei sobre isso pra minha mae mas ela disse que é apenas porque eu tenho certo medo de escadas lugares antigos, segundo ela porque eu assisto filmes de terro. mas é muito real e estranho e eu tenho esse mesmo sonho varias vezes na semana. eu queria saber oque pode ser e oque fazer pra nao ter mais esse sonho/pessadelo

23 de mar de 2013 01:37:00
Diamante Negro disse...

Que paz do Cristo esteja contigo Luyza Gomes

Antes de tudo quero lhe dizer que o texto que você leu não é de minha autoria pois sendo o dono do blog, costumo postar artigos de colaboradores de outros sites.
A questão de sonhos e pesadelos é um temática sempre presente no nosso dia-a-dia, pois no remete a reflexionar sobre esse mundo paralelo que e o mundo dos sonhos, do qual se atribui a varias vertentes diante dos momentos vivenciados em seu estado de dormência.
Sabemos de ante mão que o acontecimentos diários tendem influenciar nossos sonhos, pois levamos muitas vezes sugestões mentais que vão gerar quadros quando estivermos adormecidos, quadros esses que serão vivenciados pelo espirito desperto da sua indumentária carnal durante esse momento de desprendimento.
O Espirito livre durante o sono vaga por onde quer, fortalece seus compromisso aqui na terra perante a espiritualidade , como também visita outros lugares de existências anteriores que lhe marcaram bastante. Se liga as espíritos no qual tem compromisso, como também pode ser perseguido por espíritos obsessores que esperam o momento do sono para atormentá-lo. Livre durante o sono, o espirito viaja para onde sua mente quiser juntamente com espíritos que sintonizam na mesma vibração. Se já se tem em mente um lugar, um situação, uma pessoa, um desejo; os espíritos afins levarão até esse local para vivenciar uma cena de épocas passada ou atuais no intuito de atormentar ou ajudar dependendo da situação.
Os compromissos que temos com o plano físico e espiritual são inúmeros , e determinadas situações e emoções permanecem no nosso intimo por muita existências, que em determinadas épocas vão dando pequenos sinais para nos despertar.
O que posso te falar com toda a certeza é que nunca estamos sós nem mesmo quando dormimos; temos amigos protetores a nos olhar e orientar, temos também os desafetos que tramam em nos perturbar, cobrando muitas vezes a sua quota de dívida.
Faça suas orações diárias, converse com Jesus ou seu santo de devoção antes de dormir e verás tudo se resolver.
Se persistir e for um compromisso espiritual, vá um Cento Espirita para que através de um atendimento espiritual você possa encontrar a paz.
Até lá...
ORE E TRABALHE, ORE E AMOR, ORE E PACIÊNCIA, ORE E CARIDADE...

Que o Cristo lhe ilumine sempre !!

Moura Fé

22 de abr de 2013 17:19:00

Postar um comentário

VOTE AQUI

Doutrina Espírita para Principiantes

Loading...
Loading...

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (57) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (63) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (7)

Visitas Recentes