Pesquisar Assuntos Neste Blog

20 de ago. de 2013

Entrevista com a Médium e Escritora Mônica de Castro



Mônica de Castro é carioca, moradora da Tijuca a vida toda. Teve uma infância feliz e segura, brincando na rua livremente com os amiguinhos.

Sempre adorou a escola. Ler e escrever eram suas grandes paixões. Poetisa desde os onze anos quando escreveu seus primeiros versos, Mônica dedicou-se desde então à prática da escrita. De suas mãos começaram a brotar poesias, textos diversos e contos.

Ainda na adolescência ganhou um concurso de poesia patrocinado pela Editora Ática.
Escreveu intensamente até 2007, quando encerrou essa sua fase.

Sua mediunidade foi se desenvolvendo também desde bem cedo, quando começou a ver e ouvir entidades espirituais. Fazendo parte de uma família de médiuns, os efeitos físicos em sua casa eram comuns.

Formou-se em Direito pela UERJ ? Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1988.Seguindo essa carreira, foi aprovada em um concurso para Procurador da Fazenda Nacional e mudou-se para a cidade de Limeira, no interior do Estado de São Paulo. Algum tempo depois, aprovada para o Ministério Público do Trabalho, Mônica voltou a viver no Rio de Janeiro.Mas fazia muito tempo que não escrevia.

Foi quando chegou a tão esperada maternidade, que a levou a um mundo desconhecido e encantador.

Um ano depois voltou a escrever, e desta vez um romance! O primeiro! Nem sabia se seria capaz de terminá-lo. Ao final, veio uma carta escrita pelas suas próprias mãos, na qual Leonel, a entidade que a inspira em seus romances, assinou o livro! Que surpresa! Então, tudo aquilo que escrevera era psicografado?

Sabemos que é necessária muita afinidade e harmonia entre mentor e médium para que o fenômeno da psicografia se estabeleça. E entre os dois esse encontro foi perfeito.

Seguiram-se os romances Uma história de ontem, Sentindo na própria pele, Com o amor não se brinca, Até que a vida os separe, O preço de ser diferente, Greta, Giselle, Lembranças que o vento traz, Só por amor, Segredos da alma, Gêmeas, Não se separa o que a vida juntou, A atriz, De todo o meu ser, De frente com a verdade, Jurema das matas, Virando o jogo, entre outros.

1. Você é formada em Direito e é Procuradora do Trabalho. O que a levou a escolher essa profissão?
Eu me interessei pelo direito do trabalho depois de ler Germinal, de Émile Zola. Mas, na verdade, eu precisava passar num concurso, pois estava muito difícil conseguir emprego na minha área.

2. Mônica, em qual religião você foi criada?
Fui criada dentro do espiritismo.

3. Quando você se voltou para a espiritualidade? Foi movida por algum fato ou acontecimento especial?
Com 11 anos, mais ou menos, quando minha mãe passou a frequentar um centro espírita. E, então, tive que continuar a frequentá-lo, pois tinha muitos problemas mediúnicos.

4. Você tem 16 livros publicados. São romances que abrangem temas diversos e atingem o público em geral. Como se iniciou na atividade de romancista?
Eu sempre gostei de escrever, mas tudo começou depois que meu filho nasceu. O nome Rosali ficava se repetindo na minha mente, e veio junto uma enorme vontade de escrever. Depois de muitas hesitações, sentei ao computador e comecei, sendo Rosali o nome da personagem principal do meu primeiro livro.

5. Você se preparou de alguma forma para trabalhar com assuntos pertinentes ao mundo espiritual?
Que preparação é necessária para se dedicar a esse tipo de trabalho?Boa vontade, entrega e disponibilidade.

6. Existem diferentes formas de psicografar? Qual é a sua? Esclareça.
Existe a psicografia mecânica, a semimecânica, a intuitiva e a inspirada. A minha está mais para intuitiva, pois recebo as mensagens pelo pensamento.

7. Desde pequena você gosta de escrever. Escreveu muitos contos e poesias. Acredita que essa aptidão facilitou sua afinidade com o seu mentor e com o tipo de trabalho que ele estava trazendo?
Com certeza. Atualmente, o médium não é apenas um instrumento. Ele tem que participar, precisa doar seus conhecimentos, dividir o trabalho com o espírito. Fazendo isso, se torna mais responsável pelo que faz, além de aprender em primeiro lugar.

8. Você acredita que escrever sobre temas espiritualistas através de seu mentor Leonel é sua tarefa nesta encarnação?
Acredito que ele me intui de várias formas, em vários momentos e passagens dos livros. Algumas coisas, deixa a meu critério. E acredito que tenho muitas tarefas nesta vida, sendo a psicografia uma delas. Diria mesmo que, atualmente, é a principal.

9. Considera que seus livros ajudam os leitores a encontrar explicações ou esclarecimentos para as dificuldades da vida?
Acho que sim. Muitos me escrevem, dizendo como a vida deles melhorou depois que leram algum livro meu. Isso é gratificante.

10. Você sente que os temas desenvolvidos em seus livros estão relacionados com o momento que a humanidade atravessa e com as carências de esclarecimentos que as pessoas têm?
Sinto, sim. Leonel está sempre ligado à atualidade, é um espírito que gosta de se aprofundar em temas diretamente relacionados aos principais problemas da humanidade.

11. Como e onde você psicografa?
No meu escritório, ao computador.

12. Como sua família aceitou o seu trabalho de psicografia?
Muito bem. São todos espíritas.

13. Como é o dia a dia de Mônica de Castro?
Normal, como de toda mulher. Trabalho, cuido de filho, dou atenção à minha mãe, administro minha casa, faço orações para as pessoas que pedem, vou ao shopping, ao cinema, passeio com os cachorros à noite, posto mensagens no Facebook, respondo aos leitores e escrevo. Não sigo nenhuma rotina específica.

14. Você modificaria sua conduta em razão de alguma superstição?
Não tenho nenhuma superstição. Mas, se tivesse, não permitiria que isso influenciasse minha vida, pois sou muito objetiva e racional.

15. Qual o maior prazer que já teve em sua vida?
Meu filho. Depois, foi publicar meu primeiro livro, que foi outro filho.

16. Tem alguma coisa que ainda não tenha feito e que definitivamente pretende fazer algum dia?
Não tenho nada planejado. Como sou persistente e idealista, costumo realizar as coisas com as quais sonho. O que não consigo de jeito nenhum, penso que não é para mim, nesta vida. Mas pode-se dizer que minha meta, no momento, é me aposentar para poder me dedicar mais à psicografia e aos leitores.

17. Pode deixar uma mensagem aos nossos internautas?
A vida é um dom que deve ser aproveitado da melhor forma possível, mas sem perder o respeito e a dignidade. E o maior presente que podemos obter com nossa honestidade é uma consciência livre das amarras da culpa e muito próxima da verdadeira felicidade.


http://www.almaeconscienciatv.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)