Pesquisar Assuntos Neste Blog

25 de jan. de 2016

Assistência Espiritual Superior





Muitos dos nossos irmãos de crença espírita ainda não conseguiram despojar-se dos velhos temores e medos que hoje já não são mais admissíveis para um seguidor de Jesus através da esclarecedora Doutrina Espírita, quando se constata que alguns chegam a temer mais a influência de Satanás nos acontecimentos da vida, do que acreditar no amor e na bondade de Deus, como se o mal e não o bem fosse o vencedor no duelo da perfeição do espírito imortal.
Chegam alguns a alardear a fragilidade das nossas possibilidades no exercício do bem, e a exaltarem a fortaleza das adversidades impostas pelos verdugos das forças negativas do mal, de quem se escondem acovardados e temerosos, não adiantando as inúmeras advertências dos prepostos do Cristo, para que creiam em si e em Deus, pois que o próprio Jesus já nos esclareceu para a verdade de que somos deuses, e faremos o que ele fez e muito mais.
Encontramos na literatura espírita farto material de estudo que nos esclarecem da ajuda que nos é dispensada em qualquer tarefa no bem, e que nos dá total segurança para a prática da caridade, sem nos preocuparmos com os adversários da Luz, que não passam de espíritos ignorantes, desviados da senda do amor, mas que, certamente, ao contato com a verdade imutável, mais cedo ou mais tarde a compreenderão e a seguirão como o único caminho para a salvação de suas almas transviadas.
Selecionamos nessa rica literatura alguns trechos de obras, que nos dão bem uma idéia de como somos ajudados, socorridos, orientados e etc. pelos prepostos de Jesus, responsáveis pela implantação do bem na Terra, sempre que decidimo-nos por abraçar uma tarefa qualquer na Seara sublime do amor e da caridade.
Livro: nos Domínios da Mediunidade Cap. 17
Hilário o amigo de André Luiz, pergunta ao instrutor Áulus, sobre uma atividade de passe que eles estão assistindo com grande quantidade de pessoas, aguardando para serem beneficiadas:
“P – Isso significa que não precisam temer a exaustão…
 R – De modo algum. Tanto quanto nós, não comparecem aqui com a pretensão de serem os senhores do benefício, mas sim na condição, de beneficiários que recebem para dar. A oração, com o reconhecimento de nossa desvalia, coloca-nos na posição de simples elos de uma cadeia de socorro, cuja orientação reside no alto. Somos nós aqui, neste recinto consagrado à missão evangélica, sob a inspiração de Jesus, algo semelhante à singela tomada elétrica, dando passagem à força que não nos pertence e que servirá na produção de energia e luz.
 – mais adiante… André Luiz comenta: Os passistas afiguravam-se-nos como duas pilhas humanas deitando raios de espécie múltipla, a lhes fluírem das mãos, depois de lhes percorrerem a cabeça, ao contato do irmão Conrado e de seus colaboradores.
 – mais à frente… Áulus esclarece: Analisada a questão nestes termos, todas as pessoas dignas e fervorosas, com o auxílio da prece, podem conquistar a simpatia de veneráveis magnetizadores do Plano Espiritual que passam assim, a mobilizá-las na extensão do bem. Não nos achamos à frente do hipnotismo espetacular, mas sim num gabinete de cura, em que os médiuns transmitem os benefícios que recolhemsem a presunção de doá-los de si mesmos.
É importante não esquecer essa verdade para deixarmos bem claro que, onde surjam a humildade e o amor, o amparo divino é seguro e imediato”.

Livro: Conduta Espírita Cap. 28
Quando aplicar passes e demais tarefas da terapêutica espiritual, fugir à indagação sobre resultados e jamais temer a exaustão das forças magnéticas.
Livro: Conduta Espírita Cap. 47
Em todos os instantes, reconhecer-se na presença invisível de Jesus, que nos ampara nas obras do bem.
Livro: Trilhas da Libertação
 Cap. Aflições e aprendizado:
O carro do amor não para, nem o amor jamais será vencido.
Cap. Providências Finais:
 O amor tem soluções de misericórdia para todas as ocorrências. É prematuro o momento para prognósticos de questões que fogem à nossa alçada.
Cap. Socorros de Emergência:
O exercício correto da mediunidade, a vivência dinâmica dos postulados espíritas constituem recursos preciosos para o trânsito seguro e lúcido entre as esferas física e espiritual.
 Cap. Sexo e Responsabilidade:
E quando for necessário dirimir qualquer dúvida, deve-se recorrer à oração, que é tônico de vida e fio invisível de Luz que liga o indivíduo aos dínamos geradores da força vital e de paz.
Cap. Últimas Considerações:
Tomando cuidado como dar de graça o que de graça se recebe, o ínclito Codificador do Espiritismo advertiu, elucidando que a mediunidade nobre jamais subirá aos palcos e a sua gratuidade, conforme lemos, é sempre condição sine qua non para merecer respeito, confiança e apoio espiritual relevante.
 Cap. Cilada Perversa:
A pesar de ainda se apresentar como planeta de provas e expiações, a Terra é uma escola de bênçãos ondeaprendemos a desenvolver as aptidões e a aprimorar os valores excelentes do sentimento.

Livro: Aconteceu na Casa Espírita
 Cap. O Bem Vitorioso:
Segue confiante, na certeza de que amigos do Mais Alto te sustentam. E quando te sentires angustiado diante de situações inusitadas, quando tua alma for ferida pela incompreensão sabe que mãos intangíveis te sustentarão, que corações amigos te compreenderão e que uma plêiade de espíritos benéficos te haverão de inspirar!
Continua, portanto, zelando pela pureza doutrinária, evitando o personalismo, estimulando os estudos simples, que abrangem a maioria, para que a simplicidade que nos caracteriza continue nos permitindo avançar cada vez mais.
Livro: Devassando o Invisível
Cap. VIII:
… também a mediunidade, como participante dessas funções (sensoriais e perceptivas, ao que a observação indica), possuirá possibilidades de ação e sutilezas ainda desconhecidas dos estudiosos atuais.
Livro: Missionários da Luz
 Cap. 19:
Em todo o lugar onde haja merecimento nos que sofrem e boa vontade nos que auxiliam, podemos ministraro benefício espiritual com relativa eficiência.

Considerações Finais
Oferecemos este singelo apanhado de considerações a respeito da assistência que recebemos da Espiritualidade maior, para que sirva de auxílio para os irmãos ainda temerosos quanto à capacidade de serem úteis aos benfeitores da espiritualidade que laboram na Seara de Jesus, para que guardem a certeza de que quando nos dedicamos à tarefa da caridade em benefício do nosso próximo, somos na verdade os primeiros a receber as benesses resultantes dessa nossa atitude, pois como nos ensinou Jesus, o amor cobre a multidão de pecados. Não esperemos ser perfeitos para começar a tarefa de auxílio aos carentes de toda ordem, pois como nos esclarecem os imortais da vida Maior no Livro dos Médiuns, em Capítulo XX:
9ª Qual o médium que se poderia qualificar de perfeito?
 “Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros. Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem uma tentativa de enganá-lo. O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado.”
Para finalizar, lembremo-nos da advertência que “A dúvida é, pois, veneno para a criatura” (Tiago 1 – 6/8).  Que Jesus nosso Modelo e Guia possa estar nos corações de todos nós para que possamos melhor representá-lo nas tarefas que tomamos parte em sua Seara, pois sabemos o quanto somos por ele auxiliados e quanto somos beneficiados no trabalho do bem em nosso próprio proveito e dos nossos irmãos em humanidade.
Francisco Rebouças


0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)