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16 de jan. de 2012

Sonambulismo




V – Sonambulismo


      425. O sonambulismo natural tem relação com os sonhos? Como se pode explicá-lo?                          
       —É um estado de independência da alma, mais completo que no sonho e então as faculdades adquirem maior desenvolvimento A alma tem percepções que não atinge no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito.
       No sonambulismo, o Espírito está na posse total de si mesmo ; os órfãos materiais, estando de qualquer forma em catalepsia, não recebem mais asimpressões exteriores. Esse estado se. manifesta sobretudo durante o sono; éo momento em que o Espírito pode deixar provisoriamente o corpo, que se acha entregue ao repouso indispensável à matéria. Quando se produzem os fatos do sonambulismo é que o Espírito, preocupado com uma coisa ou outra se entrega a alguma ação que exige o uso do seu corpo, do qual se serve como se empregasse uma mesa ou qualquer outro objeto material nos fenômenos de manifestação física, ou mesmo da vossa mão, nas comunicações escritas. Nos sonhos de que se tem consciência, os órgãos, inclusive os da memória, começam a despertar e receitem imperfeitamente as impressões produzidas pelos objetos ou as causas exteriores, e as comunicam ao Espírito que, também se encontrando em repouso, só percebe sensações confusas e freqüentemente fragmentárias, sem nenhuma razão de ser aparente misturadas que estão de vagas recordações, seja desta existência seja de existências anteriores. É, portanto, fácil compreender por que os sonâmbulos não se lembram de nada e por que os sonhos de que conservam a lembrança na maioria das vezes, não têm sentido. Digo na maioria das vezes, porque acontece também serem eles a conseqüência de uma recordação precisa de  acontecimentos de uma vida anterior e, algumas vezes, até uma espécie de intuição do futuro.
      426. O chamado sonambulismo magnético tem relações com o sonambulismo natural?
      — É a mesma coisa, com a diferença de ser provocado.
      427. Qual é a natureza do agente chamado fluido magnético?
      — Fluido vital, eletricidade animalizada, que são modificações do fluido universal.
      428. Qual é a causa da clarividência sonambúlica?
     — Já o dissemos: é a alma que vê.
     429. Como o sonâmbulo pode ver através dos corpos opacos?
     — Não há corpos opacos, senão para os vossos órgãos grosseiros Jádissemos que, para o Espírito, a matéria não oferece obstáculos, pois ele a atravessa livremente. Com freqüência ele vos diz que vê pela testa, pelo joelhoetc., porque vós, inteiramente imersos na matéria, não compreendeis que elepossa ver sem o auxílio dos órgãos, e ele mesmo, pela vossa insistência, julganecessitar desses órfãos. Mas se o deixásseis livre, compreenderia que vê por todas as partes do corpo ou, para melhor dizer, e fora do corpo que ele vê.
      430. Pois que a clarividência do sonâmbulo e a da sua alma ou do seu Espírito, por que ele não vê tudo e por que se engana tantas vezes?
      — Primeiro, não e dado aos Espíritos imperfeitos tudo ver e tudo conhecer: sabes muito bem que eles ainda participam dos vossos erros e dos vossos prejuízos: e, depois, quando estão ligados a matéria., não gozarn de todas as suas faculdades de Espíritos. Deus deu ao homem esta faculdade com um fim útil e sério, e não para que ele aprenda o que não deve saber; eis porque os sonâmbulos não podem dizer tudo.
      431. Qual é a fonte das idéias inatas do sonâmbulo, e como pode ele falar com exatidão de coisas que ignora no estado de vigília, e que estão mesmo acima de sua capacidade intelectual?
      — Acontece que o sonâmbulo possui mais conhecimentos do que lhe.reconheceis, somente que eles estão adormecidos, porque o seu invólucro ébastante imperfeito para que ele possa recordá-los. Mas, em última análise, o que é ele? Como nós, um Espírito, que está encarnado para cumprir a suamissão, e o estado em que ele entra o desperta dessa letargia. Nós já te dissemos repetidamente que revivemos muitas vezes; e essa mudança é que lhe faz perder materialmente o que conseguiu aprender na existência precedente. Entrando no estado a que chamas crise, ele se lembra, mas sempre de maneira incompleta; ele sabe, mus não poderia dizer de onde lhe vem o conhecimento, nem como o possui. Passada a crise, toda a lembrança se apaga e ele volta à obscuridade.
 Comentário de Kardec: A experiência mostra que os sonâmbulos recebem também comunicações de outros Espíritos, que lhes transmitem o que eles devem dizer e suprem a sua insuficiência. Isto se vê, sobretudo, nas prescrições médicas: o Espírito do sonâmbulo vê o mal, o outro lhe indica o remédio. Esta dupla ação é algumas vezes patente e se revela outras vezes pelas suas expressões bastante freqüentes: dizem-me que diga; ou proíbem-me dizer tal coisa. Neste último caso, é sempre perigoso insistir em obter a revelação recusada, porque então se dá lugar aos Espíritos levianos que falam de tudo sem escrúpulos e sem se interessarem pela verdade.
      432. Como explicar a visão a distância, em alguns sonâmbulos?                     
       — A alma não se transporta durante o sono? O mesmo se verifica nosonambulismo.
       433. O desenvolvimento maior ou menor da clarividência sonambúlica  depende da organização física ou da natureza do Espírito encarnado?
       —De uma e de outra; há disposições físicas que permitem ao Espíritolibertar-se mais ou menos facilmente da matéria.
       434. As faculdades de que o sonâmbulo desfruta são as mesmas do Espírito após a morte?
       —Até certo ponto, pois é necessário terem conta a influência da matéria, a que ele ainda se encontra ligado.
      435. O sonâmbulo pode ver os outros Espíritos?
      — A maioria os vê muito bem; isso depende do grau e da natureza dalucidez de cada um; mas, às vezes, ele não compreende, de início, e os tomapor seres corporais. Isso acontece, sobretudo, com os que não têm nenhumconhecimento do Espiritismo; eles ainda não compreendem a natureza dosEspíritos, o fato os espanta e é por isso que julgam estar vendo pessoas vivas.
 Comentário de Kardec: O mesmo efeito se produz no momento da morte, entre os que ainda se julgam vivos. Nada ao seu redor lhes parece modificado, os Espíritos lhes aparecem como tendo corpos semelhantes aos nossos, e eles tomam a aparência de seus próprios corpos como corpos reais.
      436. O sonâmbulo que vê a distância, vê do lugar em que está o seu corpo ou daquele em que está a sua alma?
      — Por que esta pergunta, pois se é a alma que vê e não o corpo?
      437. Sendo a alma que se transporta, como pode o sonâmbulo experimentar no corpo as sensações de calor ou de frio do lugar em que se encontra a sua alma, às vezes bem longe do corpo?
      —A alma não deixou inteiramente o corpo, permanece sempre ligada a ele pelo laço que os une, e é esse laço o condutor das sensações. Quando duas pessoas se correspondem entre uma cidade e outra por meio da eletricidade, é este o laço entre os seus pensamentos; é graças a isso que elas se comunicam, como se estivessem uma ao lado da outra.
     438. O uso que um sonâmbulo faz da sua faculdade influi no estado do seu Espírito após a morte?
     — Muito, como o uso bom ou mau de todas as faculdades que Deus concedeu ao homem.

Livro dos Espiritos
Emancipação da Alma
Capitulo 8

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