Pesquisar Assuntos Neste Blog

5 de abr de 2015

Visão Espírita da Páscoa





O Espiritismo não celebra a Páscoa, mas respeita as manifestações de religiosidade das diversas igrejas cristãs, e também não proíbe que seus adeptos manifestem sua religiosidade.
Páscoa, ou Passagem, simboliza a libertação do povo hebreu da escravidão sofrida durante séculos no Egito, mas no Cristianismo comemora a ressurreição do Cristo, que se deu na Páscoa judaica do ano 33 da nossa era, e celebra a continuidade da vida.
O Espiritismo, embora sendo uma Doutrina Cristã, entende de forma diferente alguns dos ensinamentos das Igrejas Cristãs. Na questão da ressurreição, para nós, espíritas, Jesus apareceu à Maria de Magdala e aos discípulos, com seu corpo espiritual, que chamamos de perispírito. Entendemos que não houve uma ressurreição corporal, física. Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário. A sua doutrina de amor e perdão é muito maior que qualquer milagre, até mesmo a ressurreição.
Isto não invalida a Festa da Páscoa se a encararmos no seu simbolismo. A Páscoa Judaica pode ser interpretada como a nossa libertação da ignorância, das mazelas humanas, para o conhecimento, o comportamento ético-moral. A travessia do Mar Vermelho representa as dificuldades para a transformação. A Páscoa Cristã, representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus de Nazaré demonstrou que pode-se Executar homens, mas não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.
Como a Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, queremos deixar firmado o conceito que aprendemos no Espiritismo, que a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor.


Por Amílcar Del Chiaro Filho





Continua...


Páscoa também pode ser comemorada pelos Espíritas


Todos os anos comemoramos uma festa religiosa, na qual os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua O Livro dos Espíritos e ovos de chocolatemorte por crucificação: A Páscoa.  
A Páscoa, que é Pesach, em hebraico, significa “passagem”.  Ela foi criada antes do nascimento de Jesus,  há mais de 3.500 anos, no Egito.  
Deus, através de Moisés, a instituiu para que os hebreus sempre se lembrassem de que, na última praga de Deus sobre o Faraó e seu povo, por desobedecerem a Deus, o povo israelita, que era escravo do Faraó, foi livre da “passagem” do Anjo de Deus pelo sangue do cordeiro imolado passado na soleira das portas das casas dos israelitas.
Sendo assim, eles celebram a Páscoa exatamente no dia anterior à saída deles do Egito, com uma ceia que tem elementos simbólicos do livramento deles.
Depois da vinda de Jesus Cristo, a Páscoa hebraica se transformou, para os cristãos, na Páscoa cristã, o cumprimento da profecia da 1a. Páscoa – salvação da passagem da morte eterna pelo sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus, que derramou Seu sangue.
E nos dias de hoje, temos os seguintes fatos: “Consumo de chocolate na páscoa deve crescer quase 10% este ano”, movimentando o equivalente a 4,4 bilhões no mercado nacional, de acordo com a IPC Marketing Editora.
Este é o verdadeiro significado da Páscoa?
O Espiritismo comemora a Páscoa?
Estas e outras questões são elucidadas quando verificamos que, apesar de não possuir rituais ou datas comemorativas específicas, a Doutrina Espírita respeita e não desaconselha esta celebração.
Podemos dizer que um dos pontos relevantes do Espiritismo é nos descortinar exatamente o futuro a partir da ressurreição. Com o Espiritismo começamos a seguir as pegadas do Cristo através “das muitas moradas da Casa do Pai”.
No Espiritismo também lembramos aqueles que deixaram seus exemplos e que foram importantes para a sua codificação.
O que está em contradição é o consumismo desenfreado de peixes e principalmente chocolate, atribuído muitas vezes como essencial motivo de reunião de familiares e amigos nesta época.
Devemos colocar em prática os ensinamentos de Jesus e entender o real sentido das religiões. Esta sim é a maneira correta de celebrarmos este e outros feriados religiosos.
Vamos consumir o que realmente importa e deixar um bom exemplo para as nossas crianças?
Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” capítulo VIII, Kardec esclarece o objetivo da religião:
“O objetivo da religião é conduzir o homem a Deus; ora, o homem não chega a Deus senão quando está perfeito; portanto, toda religião que não torna o homem melhor, não atinge seu objetivo; (…) A crença na eficácia dos sinais exteriores é nula se não impede que se cometam homicídios, adultérios, espoliações, calúnias e de fazer mal ao próximo em que quer que seja. Ela faz supersticiosos, hipócritas e fanáticos, mas não faz homens de bem. Não basta, pois, ter as aparências da pureza, é preciso antes de tudo ter a pureza de coração”.

Dica da Rádio Boa Nova


0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Doutrina Espírita para Principiantes

Loading...
Loading...

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (57) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (63) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (7)

Visitas Recentes