Pesquisar Assuntos Neste Blog

27 de dez de 2011

Criando Modismos





Sabem,
As vezes chego a achar engraçado a atuação de certos confrades.
Mostram-se como estudiosos do conteúdo codificado, mas suas colocações na maior parte das vezes, só trazem chavões, especulações, interpolações e uma vontade muito grande de mostrar o caminho para a angelitude etc.
Discorrem sobre meios e maneiras de se fazer melhor, mas sempre prescrevendo remédios e ações, que não guardam nenhuma semelhança à letra Espírita.
Entretanto, está tudo capitulado, em qualquer das obras básicas de doutrina.
Não adianta prescrever-se  como se ser feliz, ou os dez passos para o progresso, há que se querer tomar, antes do mesmo remédio, para que, como ensina a codificação, através do exemplo, a luz possa incidir sobre todos, promovendo o Bem Geral.
Outro problema grave é querer associar a ciência a tudo, dentro da ordem doutrinária. Todavia, como a mentira tem as pernas curtas, o engodo logo é desmascarado.
A maioria dos que falam em ciência dando provas disso ou daquilo, não tem formação na área da ciência onde dizem ter pesquisado, na verdade a pesquisa começa e finda numa ou noutra notícia de jornal, ou numa rápida busca no Google, vai daí que faltando o lastro que a formação acadêmica naquela ciência traria, nosso amigos continuam a perpetuar o trabalho dos papagaios, repetindo as coisas sem mesmo saberem do que falam.
Esquecem-se de uma recomendação simples, mas feita em caráter forte, por São Luiz, ao item XVII das “Dissertações Espíritas” que O Livro dos Médiuns nos trás.
A vista desse desconhecimento, trago para todos esta comunicação:


“Meus amigos, deixai que vos de um conselho, visto que palmilhais um terreno novo e que, se seguirdes a rota que vos indicamos, não vos transviareis.
Tem-se-vos dito uma coisa muito verdadeira, que desejamos relembrar-vos: que o Espiritismo é simplesmente uma moral e que não deverá sair, nem muito, nem pouco, dos limites da filosofia, se não quiser cair no domínio da curiosidade.
Deixai de lado as questões de ciência: a missão dos Espíritos não é resolvê-las, poupando-vos ao trabalho das pesquisas; mas, procurai tornar-vos melhores, porquanto é assim que realmente progredireis.
São Luís”.


Como há de ser notado por todos,a mensagem é simples mas forte, há nela, uma instigação do Rei Santo, para que todos se esforcem por se melhorarem a si mesmos.
Em nada São Luiz há de ter errado, já que o foco da doutrina é facilitar a compreensão das atitudes que nos levarão à modificação, esta de caráter moral, pois é da boa moral que se nutrem os Espíritos e é a mesma moral ilibada que os distingue entre os outros e lhes proporciona o prpogrtesso e a evolução.
Se essesmeus confrades, se preocupassem mais como melhorarem-se a si mesmos, por certo andariam mais ligeiro no caminho do progresso moral e então dar-se-ia o “milagre Espírita”: Pelo exemplo que eles passariam a ser, em todos os seus atos, palavras ou pensamentos, estariam constituídos em novas bússolas do progresso atuando em qualquer espaço em que estivessem.
Espiritismo, disse A Verdade, “é coisa santa, e que só deve ser seguido dentro da seriedade e gravidade que toda coisa santa prescreve”.
Esta doutrina cujo único foco é a moralização da humanidade, a de ser entendida e compreendida para que possa dar os seus frutos mais saborosos, disse Allan Kardec, eu me associo a ele, e esta associação, nascida há mais de vinte e cinco anos, é que me faz, não respeitando as crises renais pelas quais passo, a cardiopatia ou os dissabores que as vicissitudes me entregam como fel amargo, manter-me  no caminho, ela me sustenta, me alivia nas horas mais duras e me faz, cada vez mais apaixonado por seus ensinos.
Se ainda não estou em melhor estágio, é que a imperfeição que me banha não foi totalmente extirpada, aqui o meu “mea culpae”.
Entretanto, para que possamos nos modificar a única receita que a doutrina trás é dividida em dois pontos capitais:


1: Fazer ao próximo todo o Bem possível;
2: Responder ao mal recebido, como Bem.


Ora: Se estes dois itens são de tão simples ações, por que então todos ainda não galgaram à outras estações mais avançadas?
A resposta é simples:
É que a simplicidade, por vezes se torna a pedra de tropeço.
Eu não quero senão o laurel do reconhecimento público, por isso me esforço para ser visto como “médium forte”, ou palestrante reconhecido por todos.
Se por certo meus textos são de boa qualidade, é que avaliando-se a eles com desapego ou paixão, veremos todos que são ensinos de outros Espíritos, postados nas obras básicas que eu apenas os repito, sob a roupagem das minhas empoladas palavras.
Como palestrante, visto-me o melhor possível, assumindo uma identidade de superioridade ante aos que vão me escutar nos auditórios, por mais pantomima que faça ao me mostrar humilde nas colocações, falando sibilinamente.
Esta atitude porém, pode enganar por algum tempo a uns poucos, mas não enganará, a quem mais seria útil o engano, eu mesmo!
Somos todos farinha do mesmo saco meus manos, não nos esqueçamos disso, somos Espíritos Imperfeitos e é com esta condição que devamos lutar para nos aprimoramos, este o processo da modificação.
É por isso que quando me perguntam, e não o fazem poucas vezes, “Moura, então é fácil, por ser simples?”
Eu respondo na bucha: Fácil? Sei não, mano... Tenta!
Meus amigos, deixemos de lado as receitas, adivinhações e conjecturas, sigamos o que a doutrina ensina, se bem podemos de tudo ler, é necessário que tenhamos base firme nos postulados de doutrina para podermos separar o joio do trigo, esta a lição que aprendi a duras penas e que, de graça, passo a todos.
Abraço-os afetivamente.
Rio de Janeiro, 19 de maio de 2011.



0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Doutrina Espírita para Principiantes

Loading...
Loading...

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (57) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (63) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (7)

Visitas Recentes