Pesquisar Assuntos Neste Blog

13 de out. de 2010

Sidália Xavier Silva e Paulo Pedro Pena(Sobrinhos do Chico Xavier)




A Agremiação Espírita “Casa do Caminho”, de Sabará (MG), completa 70 anos em outubro. Foi fundada por uma irmã de Chico Xavier. Ao ensejo do Centenário de Chico Xavier, é oportuno o registro sobre seu apoio à família e outras instituições.
Os fatos são relatados por seus sobrinhos Sidália Xavier Silva e Paulo Pedro Pena, filhos de Maria da Conceição Xavier. Foi o atendimento da obsessão de Maria um dos fatores que levou Chico Xavier ao Espiritismo, em 1927
.
Reformador: Qual lembrança de infância têm do tio Chico Xavier?
Sidália e Paulo: Nossos genitores, Maria Xavier e Jacy Pena, mudaram-se de Pedro Leopoldo para Sabará nos idos de 1936. Chico Xavier acompanhou a mudança e a seu pedido fomos amparados por amigos, como Juquinha Perácio, que até providenciou emprego para nosso pai. Nossa mãe era doente e a família não tinha condições fáceis. Sidália já nasceu em Sabará. Mas, lembramos de visitas de Chico Xavier a nossos pais, inclusive acompanhado de amigos, como Clóvis Tavares, participando de reuniões familiares aos domingos.

Nossa mãe gostava de ensinar as crianças a cantar e declamar e estimulava a leitura do livro Sementeira Cristã, de Clóvis Tavares, um dos primeiros livros espíritas voltados para a infância e juventude.


Reformador
: Como surgiu a “Casa do Caminho”?
Sidália e Paulo:Nossa mãe,Maria Xavier, sofria muito com a mediunidade e com os momentos de surtos obsessivos. Passou por muitas lutas, mas superava-as pela persistência. Sempre levava os filhos pelas mãos, para lavar roupa no rio, ou visitar enfermos. A cidade de Sabará muito deve aos atendimentos e trabalho mediúnico de nossa mãe. Ela atuava como médium psicofônica e também psicógrafa.
Já participava de reuniões espíritas em casa de famílias amigas. Mas com a iniciativa do casal Joel e Adília Franco e de nossos pais, Maria e Jacy, é que foi fundada a Agremiação Espírita “Casa do Caminho”, aos 3 de outubro de 1940. Lembramos de nossa mãe, mesmo em situações penosas, sofrendo com os desequilíbrios de irmãos nossos, mas vencendo os revezes e comparecendo sempre aos compromissos da “Casa do Caminho”.
Reformador: Essa Instituição tem muitas atividades?
Sidália e Paulo: Sim, a “Casa do Caminho” mantém três reuniões públicas semanais para explanação sobre O Evangelho segundo o Espiritismo, estudos com base em programas da FEB, aulas para crianças, biblioteca e livraria. Sempre divulgamos cartazes, livros e opúsculos da FEB. Ali há trabalho de recuperação de roupas e fazemos promoção delas com finalidade beneficente. A sede funciona em um prédio histórico no centro de Sabará.
Reformador: E na área assistencial?
Sidália e Paulo: Por volta de 1940 já existia na cidade um abrigo para viúvas e crianças. Nossos pais moraram lá e com dedicação cuidavam dos assistidos. Maria Xavier gostava muito de ensinar e estimular as crianças a declamar e a cantar. Atualmente ali funciona o “Abrigo Irmã Tereza de Jesus”, ligado à “Casa do Caminho”. Hoje, esse Abrigo está organizado para atender as exigências governamentais para o atendimento de idosos. Este novo abrigo, específico para atender senhoras idosas, foi inaugurado no dia 31 de julho de 1981, no ano seguinte à desencarnação de nossa mãe. Um fato importante é que Chico Xavier compareceu à cerimônia e psicografou a mensagem “Prece da Caridade”, de Maria Dolores. Vocês podem ver a mensagem original acima: “Pela imensa bondade com que aceitas Os meus rogos difíceis como são, Repito, em prece, à luz de cada dia: – ‘Deus te ilumine e guarde o coração.
Reformador: Há outros registros de apoio de Chico Xavier?
Sidália e Paulo: Sim. Depois que Chico Xavier se mudou para Uberaba, Maria Xavier nunca pôde ir visitá-lo, mas nós estivemos lá várias vezes. E ele esteve algumas vezes visitando a “Casa do Caminho” e também esteve na residência de familiares, inclusive após a desencarnação de Maria (ocorrido em 4/1/1980), oportunidade em que fez questão de ir visitar o túmulo da irmã. Chico psicografou várias mensagens de Maria Xavier e a primeira delas foi no dia 6/3/1980, em Uberaba.

Nessas mensagens e em conversas conosco surgiram muitos esclarecimentos sobre as dificuldades, enfermidades e casos de obsessão, inclusive sobre nossos irmãos Amauri e David, deixando claro que eram compromissos reencarnatórios da família.
Reformador: O que teriam a dizer, como familiares, pelo Centenário de Chico Xavier?

Sidália e Paulo: Temos um respeito muito grande por tudo o que ele representa para o Espiritismo, na sua determinação, perseverança e fidelidade. Suas irmãs também foram autênticas “guerreiras” – baluartes de dedicação à bondade e fidelidade a Jesus –, como nossa mãe, Maria Luiza, Geralda, Carmozina, Lourdes, e Bita (apelido da irmã mais velha), mesmo que algumas não tivessem atuação doutrinária. Chico marcou sua missão, dedicando-se à caridade de corpo e alma!

Maria da Conceição Xavier Pena (18/4/1907 - 4/1/1980), era filha de Maria de São João de Deus e João Cândido Xavier. Foi casada com Jacy Pena e era conhecida pelo apelido familiar de Tiquinha. Tiveram os seguintes filhos: Paulo Pedro,Amaury, Francisco, Sálvio, Cláudio, David, Sidália e Ismael. A irmã mais velha de Maria e Chico, citada pelo apelido Bita, é Maria Cândida Xavier. Maria da Conceição Xavier estava doente, com um doloroso processo de obsessão, embora na época e no seio familiar não soubessem do que se tratava. Em 7 de maio de 1927 foi tratada carinhosamente por José Hermínio Perácio e sua esposa Cármen Pena Perácio, equilibrando-se. Foi a primeira sessão espírita no lar da família Xavier, em Pedro Leopoldo. O Espírito Maria João de Deus se manifesta e recomenda a Chico os dois livros à mesa, como tesouros de luz (O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo): “Estude-os, cumpra os seus deveres e, em breve, a Bondade Divina nos permitirá mostrar a você os seus novos caminhos”. (GAMA, Ramiro. Lindos Casos de Chico Xavier.São Paulo: LAKE, 2000. Cap. 9, p. 45-46.) Juquinha, citado na entrevista, é o mesmo José Hermínio Perácio, um benfeitor da família. Sobre os filhos de Maria e Jacy – Amaury e David –, referidos na entrevista, e os enganos cometidos pelo primeiro, Chico Xavier prestou significativas informações espirituais aos familiares residentes em Sabará.

Fato interessante é que o atendimento espiritual de Maria, em 1927, foi o chamamento mais forte para a introdução de Chico Xavier na seara espírita, e, pouco depois, também para a fundação do Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo, no mesmo ano.

Livro citado de Clóvis Tavares

O livro citado, Sementeira Cristã, de autoria de Clóvis Tavares – amigo de Chico Xavier, residente em Campos (RJ) –, na realidade, era uma série publicada pela FEB: 1o volume (1939), 2ovolume (1940) e 3o volume (1942). (TAVARES, Clóvis. Trinta anos com Chico Xavier. 4. ed. Araras: IDE. Do autor, páginas iniciais.)

0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)