Pesquisar Assuntos Neste Blog

1 de ago. de 2012

Animismo e Mediunidade


"... como se processa o animismo na mediunidade,de exemplos. ......"



Prezada __________, bom dia.

Por definição o animismo é uma expressão derivada do latim "anima" - Alma; então podemos caracterizar animismo com sendo qualquer expressão da alma do indivíduo - desde expressões emocionais até, no caso, expressões "mediúnicas".

Por muito tempo as comunicações anímicas em mesa mediúnica foram tratadas como "tabu" e preconceito por parte das equipes e dos orientadores encarnados, que viam nestas comunicações advindas da "alma" do médium como "mistificação".

Ao meu entender existe aí um grande mal entendido; a mistificação (enganação) é um ato proposital de uma pessoa tentar ludibriar os participantes de uma reunião fingindo dar passividade e comunicação de um espírito desencarnado. Infelizmente este fato é mais comum do que desejaríamos e muitas pessoas, inclusive, transformam esta mistificação em fonte de renda e manipulação para com outros mais crédulos e inexperientes.

Este tipo de atitude fez com que, por muito tempo, no meio espiritualista - espírita inclusive - se tomasse por mistificação toda e qualquer expressão de comunicação que não fosse realmente mediúnica - lembrando que comunicação mediúnica é aquela onde existe um espírito comunicando através do espírito do médium, ou seja o médium é apenas intermediário do espírito comunicante.

Felizmente o estudo e o crescimento moral e intelectual dos homens fez com que fosse percebido o erro cometido e hoje já se aceita as comunicações anímicas de médiuns como um fator normal e natural ao desenvolvimento do mesmo e ao trabalho mediúnico.

E, na minha opinião, não poderia ser diferente.

Aprendemos com a prática espírita que a reunião mediúnica é o momento e local apropriado para auxílio dos espíritos sofredores, não é isso? Então partindo desta premissa porque não compreender que a reunião mediúnica é o local para auxílio e socorro de TODOS os espíritos sofredores - desencarnados e encarnados também - compreende?

Percebamos que o indivíduo portador da mediunidade é, como todos nós, também um espírito endividado com seu passado e repleto de vivências e experiencias marcantes e traumáticas em sua história pregressa - muitas das quais deixaram marcas indeléveis em sua psique.

Este espírito, é sabido por todos que estudam seriamente a mediunidade, no momento do transe mediúnico está mais liberto das travas do corpo físico - de forma a contactar com mais facilidade o mundo espiritual - e que, neste momento, os laços interiores de sua psique também se tornam mais tênues, frágeis e podem ser acessadas - inclusive pelos espíritos comunicantes - suas memórias e conhecimentos dos arquivos perispirituais.

Em situações assim pode o médium, inclusive, revivenciar fatos e memórias de suas existencias anteiores e, em alguns casos, estas personalidades anteriores podem assumir novamente a dominancia daquele espírito e relatar, conversar e dar comunicações "mediúnicas" do espírito do médium - o chamado animismo.

Tecnicamente não pode ser caracterizada como mediúnica - pois não existe um espírito externo se comunicando - mas certamente é uma personalidade espiritual diferente da dominante nesta encarnação que se comunica naquele momento - inclusive sem o conhecimento consciente do médium - que se torna intermediário de si mesmo.

Entendo, então, que seja natural - e até estimulado pela espiritualidade superior - momentos assim, quando o médium, em sua psique multiexistencial, traz em sí tormentos e traumas que possam ser amparados, auxiliados e solucionados em uma mesa mediúnica, entende?

Acho natural que a espiritualidade - que nos conhece melhor que nós mesmos - deseje "arrumar a casa" psíquica do médium e, para isso, permita e estimule este tipo de comunicação anímica para que possa ser auxiliado o espírito do próprio médium, harmonizando e preparando-o cada vez mais para o trabalho desenvolvido por ele e pela equipe.

Me atrevo ainda a afirmar que acho muito difícil um médium nunca ter dado comunicações anímicas, principalmente no início de sua educação mediúnica, até porque para o médium iniciante não existe diferença entre as percepções mediúnicas e as anímicas - se tornando praticamente iguais.

Este é, ao meu ver, a grande diferença entre animismo e mistificação; infelizmente algumas pessoas ainda não conseguiram compreender este aspecto da psique humana, mas percebo cada vez mais as limitações e preconceitos caindo para que possamos agir com fraternidade e caridade aos que necessitam de nosso apoio e compreensão.

Você solicita exemplos sobre animismo e, embora não ache realmente necessário, vou citar a seguinte possibilidade:

imaginemos um médium trabalhador espírita que tenha sido em sua encarnação anterior um feitor de escravos e que, ao desencarnar, tenha sido recolhido, estudado, se arrependido verdadeiramente e solicitado uma nova reencarnação tendo a mediunidade como ferramenta de resgate e auxílio aos que ele fez sofrer anteriormente.

Sua vida prossegue, ele inicia os trabalhos mediúnicos com intenções verdadeiras e em uma determinada reunião é trazido à sala o espírito de um dos escravos que ele maltratou e matou em sua encarnação anterior.

Ao sentir a energia do espírito - inconscientemente e automaticamente - seu espírito "lembra" do passado e surgem em sua psique inconsciente as lembranças das vivencias passadas e o profundo arrependimento que ele vivenciou antes de reencarnar.

Estes sentimentos e energias podem ser suficientes para disparar um gatilho espiritual que "liberte" aquela personalidade anterior e que surja - sem que ele tenha controle ou consciencia - uma comunicação do espírito do médium, chorando arrependido e desejando o perdão dos que maltratou, sendo assim atendido pelo doutrinador e amparado, aliviando o pesar e a tristeza, equilibrando mais a sua personalidade e, por consequencia, harmonizando mais o médium que poderá dar continuidade aos trabalhos de atendimentos aos que maltratou com mais tranquilidade e amor verdadeiros, sem traumas ou empecilhos; compreende?

Esperto ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.


Leia Mais em: http://www.bomespirito.com 

1 comentários:

Unknown disse...

Á i mportância do aprendizado mediunico no espiristimo é um grande valor moral para a humanidade,agradeço essa ajuda para o meu desenvolvimento espiritual!

13 de out. de 2012, 07:15:00

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)