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8 de fev de 2010

Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita






DEFINIÇÕES (Segundo o Aurélio)


Ciência: "conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim".


Filosofia: "[do grego philosophía, "amor à sabedoria".] Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, (...), quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o pensamento, tornando-se o homem tema inevitável de consideração."


Religião: " Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. Modo de pensar ou agir, princípios."


ESPIRITISMO: CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO


O Espiritismo, na sua feição de Consolador prometido pelo Cristo, apresenta três aspectos diferentes: Ciência, Filosofia e Religião.


O Espiritismo é Ciência


O Espiritismo é ciência porque estuda, à luz da razão e de pesquisas específicas os fenômenos mediúnicos, isto é, os fenômenos provocados pelos Espíritos e que são fatos naturais. Não existe o sobrenatural; todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. Sintetizando, Kardec afirma: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, e de suas relações com o mundo corpóreo.


O Espiritismo é Filosofia


O Espiritismo é uma filosofia porque dá uma coerente e exata interpretação da vida. Toda filosofia gera uma ética. Sua força está na sua filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom senso.


Como filosofia, o Espiritismo compreende todas as conseqüências morais que dimanam das relações que se estabelecem entre nós e os espíritos.


O Espiritismo é Religião


O Espiritismo é religião porque ele tem por fim a transformação moral do homem, retomando os ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade.


Segundo Emmanuel, "a ciência, a filosofia e a religião constituem o triângulo sublime sobre o qual a doutrina do espiritismo assenta as próprias bases, preparando a humanidade do presente para a vitória do AMOR."


O Espiritismo pode então ser simbolizado como um triângulo de forças espirituais, em que a Ciência e a Filosofia vinculam à Terra o triângulo, constituindo-se um campo nobre de investigações humanas, visando o aperfeiçoamento da humanidade. A Religião é o ângulo divino que liga ao céu, edificando e iluminando os sentimentos.


O ESPIRITISMO É FILOSOFIA


Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia. Neste aspecto, enquadra-se o estudo dos problemas da origem e destinação dos homens, bem como a existência de uma suprema inteligência, causa primeira de todas as coisas.


O Espiritismo é uma filosofia porque a partir dos fenômenos espirituais e dos fatos, dá uma interpretação da vida, explicando o porquê das dores, dos sofrimentos e das desigualdades entre as criaturas, e elucida as questões fundamentais da existência. Para todo efeito existe uma causa e esta causa pode estar nesta ou em vidas anteriores.


A Doutrina dos Espíritos nos fala que:


• Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.


• Deus é o criador da matéria que constitui os mundos e dos espíritos que são os seres que povoam o Universo e que são perfectíveis por sua natureza.


• O espírito propriamente dito é o princípio inteligente; sua natureza íntima nos é desconhecida; para nós ele é imaterial porque não tem nenhuma analogia com o que chamamos matéria.


• Os espíritos são seres individuais, têm um envoltório etéreo, imponderável, chamado perispírito, espécie de corpo fluídico, semelhante a forma humana e povoam o espaço constituindo o mundo invisível.


• Os espíritos revestem-se temporariamente de um corpo material.


• A encarnação é necessária ao desenvolvimento moral e intelectual do espírito e para a realização das Obras de Deus.


• O aperfeiçoamento do espírito é o fruto de seu próprio trabalho; não podendo em uma única existência corpórea adquirir todas as qualidades morais e intelectuais que devem conduzi-lo ao objetivo que é o Progresso.


• A vida espiritual é a vida normal do espírito; ela é eterna; a vida corpórea é transitória e passageira; é apenas um instante na eternidade.


• Em conseqüência de seu livre-arbítrio, uns tomam o caminho mais curto, que é o do bem, outros os mais longos que é o do mal.


• Deus não criou o mal; estabeleceu leis, e essas leis são sempre boas, porque ele é soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente seria perfeitamente feliz, mas os Espíritos, tendo seu livre-arbítrio, nem sempre as observam, e o mal veio de sua desobediência.


• Deus sendo soberanamente bom e justo não condena suas criaturas a castigos perpétuos pelas faltas temporárias; oferece-lhes em qualquer ocasião meios de progredir e reparar o mal que elas praticaram.


• Os espíritos, encarnando-se, trazem com eles o que adquiriram em suas existências precedentes; é a razão por que os homens mostram instintivamente aptidões especiais, inclinações boas ou más que lhe parecem inatas.


• O esquecimento das existências anteriores é uma graça de Deus que, em sua bondade, quis poupar ao homem lembranças freqüentemente penosas.


• Em suas encarnações sucessivas, o Espírito, sendo pouco a pouco despojado de suas impurezas e aperfeiçoado pelo trabalho, chega ao termo de suas existências corpóreas. Pertence então à ordem dos espíritos puros.


O ESPIRITISMO É CIÊNCIA


O espiritismo pode ser definido como uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.


O Espiritismo é uma ciência de observação, e não o produto da imaginação.Os espíritos não vieram dizer que haviam pessoas que morriam e continuavam se sentindo vivas, mas provocaram a manifestação desses espíritos para que fossem observados e analisados. Desta forma surgia a teoria.


As ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam no método experimental. Acreditava-se que esse método só poderia ser aplicado a matéria, mas o é também às coisas metafísicas.


O Espiritismo procede da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental. Fatos novos que se apresentam, que não podem ser explicados pelas leias conhecidas, são observados, comparados, analisados e partindo dos efeitos às causas, chega-se a lei que os rege; depois as conseqüências são deduzidas e busca-se as aplicações úteis. Todos os princípios da Doutrina dos Espíritos foram deduzidos por este método. Nenhuma teoria foi preconcebida.


O Espiritismo demonstra experimentalmente a existência da alma e da imortalidade, principalmente através do intercâmbio mediúnico entre os encarnados e os desencarnados; i.é.; entre o plano físico e o plano espiritual. O conhecimento de um não pode ser completo sem o conhecimento do outro, eles se completam.


Se o Espiritismo tivesse aparecido antes das descobertas científicas teria abortado, como tudo que vem antes do tempo. A ciência do mundo, se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo, cuja finalidade Divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem. (Gênese).


ESPIRITISMO É RELIGIÃO


O Espiritismo é a religião porque tem por finalidade a transformação moral do homem, retomando os ensinamento de Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de AMOR e CARIDADE, religando a criatura à sua origem divina.


Não possui culto material, não tem rituais nem cerimônias, não possui símbolos, velas, roupas e aparatos especiais, não admite o culto de imagens, não possui sacerdotes nem ministros.


Não admite rotulação, assim não existem "Espiritismo de Umbanda", "Espiritismo de Mesa Branca" ou "Espiritismo Kardecista". É apenas "Espiritismo", que é baseado na Codificação.


Explica ao homem que ele é um Espírito livre em evolução, responsável direto pelos seus atos, e portanto pelos seus fracasso ou vitórias.


A fé espírita é a fé racionada e coloca a CARIDADE, o AMOR como a condição básica de evolução do Espírito, independente do credo.


Por isso não diz "Fora do Espiritismo não há Salvação" e sim "Fora da Caridade não há Salvação".


A caridade é a maior das virtudes porque proporciona aos homens colocar em prática o mandamento essencial que é "Amar ao próximo com a si mesmo".


A caridade abrange três requisitos essenciais:


• Benevolência para com todos


• Indulgência para com as faltas do próximo


• Perdão às faltas alheias






Fonte:


O que é o Espiritismo


A Gênese


Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

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